A FENAGUARDAS publica, nesta semana, um histórico e destaca o trabalho dos Guardas Municipais de Florianópolis. A primeira turma da polícia municipal dessa cidade foi nomeada em fevereiro de 2004, após a instituição ter sido fundada em 2003, através da Lei N°119/2003. No início, eram 100 servidores. Atualmente, o efetivo é de 182 guardas, o maior entre as 16 Guardas Municipais de Santa Catarina.
No ano de 2008, foi aprovada a Lei n°321/2008 que instituiu o plano de cargos e salários e promoveu uma estruturação na carreira dos guardas municipais, bem como do comando da GM. Essa lei trouxe um importante marco a nível nacional entre as guardas municipais do país, pois exigia o nível de escolaridade superior para ingresso na instituição. Nesse mesmo ano, foi celebrado o primeiro convênio com a Polícia Federal para a concessão do porte de arma para os guardas municipais de Florianópolis, que se tornaram os primeiros a atuarem armados em Santa Catarina.
Ao longo dos anos, os guardas municipais de Florianópolis vêm se destacando, não só pela forte atuação auxiliando na Segurança Pública, mas também pela fiscalização de trânsito e trabalhando em conjunto com outros órgãos estaduais e federais, assim como prestando apoio aos órgãos de fiscalização municipal.
Diariamente, são realizadas operações, tais como: Lata Velha (para retirar de circulação veículos abandonados nas vias públicas); Fio Desencapado (visa fiscalizar estabelecimentos comerciais responsáveis pela receptação da fiação elétrica pública e privada, proveniente de furto); blitz da lei seca; entre outras.
Os guardas municipais de Florianópolis contam com um setor de educação que se destaca por sua atuação na rede escolar pública municipal. Além disso, são desenvolvidos dois importantes projetos sociais: o projeto Boxe na Escola e projeto do Coral Vozes do Arvoredo e Vozes que Não Calam.
Em março de 2022, foi assinado o decreto municipal que instituiu a Guarda Municipal Ambiental que executa um relevante serviço de fiscalização e proteção ao meio ambiente.
Já em dezembro de 2022, foi aprovada a Lei Complementar nº 734, que instituiu um novo plano de cargos e salários e novas competências dando o poder de inspeção municipal, posturas, obras, transportes, procon e ambientais. Essa Lei tende a transformar os guardas municipais Florianópolis com atuação mais forte, aumentando exponencialmente a importância da categoria.