Curso de Formação é tema de reunião do Sindguarda-AL com secretário de Administração de União dos Palmares
25 de janeiro de 2023Maricá ampliou em mais de 120% o efetivo da Guarda Municipal em 2022
25 de janeiro de 2023Nesta semana, a FENAGUARDAS inicia uma série de postagens para falar sobre o trabalho dos Guardas Municipais. Hoje, mostramos um pouco da história e atuação dos GMs de Curitiba.
A instituição Guarda Municipal foi fundada em 1986, através da Lei nº 6867/1986, e a primeira turma foi formada em 4 de agosto de 1988. Naquela época, eram 110 servidores. Atualmente, são 1480. Já em 2003, o Decreto nº 373 dispôs sobre a estrutura organizacional, níveis hierárquicos, orgânicos e funcionais da Secretaria Municipal da Defesa Social e o Decreto nº 100, do mesmo ano, aprovou especificações, atribuições, tarefas típicas, requisitos e demais características do cargo da carreira de Segurança Municipal.
Ao longo dos anos, os Guardas Municipais de Curitiba têm se mostrado fundamentais para a Segurança Pública da capital do Paraná. Inúmeras parcerias têm sido firmadas com órgãos da esfera federal, estadual e municipal, universidades, ONGs, associações, conselhos comunitários de segurança e empresas privadas, visando integração e aproximação com o cidadão.
Diariamente, os guardas municipais atuam na prevenção e combate à criminalidade, mas também em ações sociais, como o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, Projeto Nove Acorde, Projeto de Defesa Civil nas Escolas “Conhecer para Prevenir”, e escolinhas de futebol. Muitas dessas ações são desenvolvidas de forma voluntária pela categoria.
Os GMs também desempenham trabalhos especializados, como a Patrulha Maria da Penha, o Pelotão Escolar e a Ciclo Patrulha, ação com bicicletas em áreas de parques e ciclovias. Os Guardas Municipais atuam também na Defesa Civil do Município, em situações de emergência, tais como alagamentos, inundações e outras.
No ano de 2022, foram contabilizadas 47.608 ocorrências com atendimento dos GMs. Somente na Patrulha Maria da Penha foram 8.190 atendimentos no período. Outras 10.141 ocorrências de trânsito também foram atendidas pelos guardas municipais, assim como 1.034 de furto, 735 de roubo, 959 de agressão, 1.383 de dano e, inclusive, 1.034 atendimentos Covid.
Para saber mais sobre a atuação dos Guardas Municipais de Curitiba, siga o instagram: @guardamunicipalcuritiba