Um cão da raça pastor belga que pertence a Guarda Municipal conquistou o primeiro lugar na competição de faro de entorpecentes. Oreon levou a melhor entre cães farejadores das guardas municipais do Rio e de Mangaratiba, da Polícia Penal e, também, do exército.
Treinado pelos tutores — e também guardas municipais — André Luiz de Oliveira e Danilo Figueiroa, o “cãopeão” competiu com outros dez cachorros.
“É super importante essa interação com os outros órgãos de segurança pública. Então, em eventos, a gente conversa sobre problemas de outras instituições, vai passando também os nossos problemas e a gente faz um networking, [no qual] a gente consegue resolver e, propriamente dito, a gente consegue participar da competição”, afirma André Luiz.
Danilo explica que Oreon é treinado para buscar um um odor específico, que também foi utilizado no dia da competição.
“É um odor que a gente sempre está trabalhando com ele. Geralmente são entorpecentes e aqui a gente trabalha com odor sintético. Ele vai localizar e marcar o odor da bolsa certa”, conta Danilo.
Segundo Danilo, quando Oreon encontra o que foi mandado procurar, ganha uma bolinha para brincar, como premiação pelo acerto.