Patrulha Maria da Penha é referência no combate à violência doméstica
3 de fevereiro de 2025Patrulha Maria da Penha atendeu 1.364 mulheres em 2024
3 de fevereiro de 2025Em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, um bebê de apenas três dias foi salvo em rápida ação da Guarda Municipal após se engasgar. A situação foi registrada na madrugada deste domingo (26), na residência onde o bebê mora.
De acordo com a mãe, Carol Lovato, de 37 anos, o bebê, Joaquim Lovato, estava no berço, quando começou a gritar. Ela descreveu a situação como desesperadora, uma vez que ele demonstrava estar sufocado e levava o pescoço para trás.
A mãe fez os primeiros socorros em casa, com as manobras orientadas pelo Corpo de Bombeiros, que consistem em colocar a criança sob o braço de um adulto e dar pequenos tapas na região das costas. Ela pediu ao marido para acionar o Samu, mas lembrou que havia um posto da Guarda Municipal de Araucária próximo à casa e pediu ajuda à corporação.
“O Guarda ficou conosco ao telefone, orientando o que a gente tinha que fazer para não deixar de fazer a manobra”, relatou. Carol manteve os esforços em fazer a manobra de salvamento no filho, enquanto aguardava pela equipe da Guarda Municipal de Araucária.
Eles foram até à residência do casal e assumiram as tentativas de desengasgo, com a manobra e aspiração de vias aéreas para liberar a passagem de ar, afirma o diretor da Guarda Municipal de Araucária, Laurency Casagrande.
Com três viaturas, uma para levar o bebê, uma para levar o casal e outra para fazer a escolta e garantir a agilidade no trânsito, Joaquim foi encaminhado para uma Unidade de Ponto Atendimento da região e foi salvo.
O bebê se encontra bem. Participaram diretamente da ação os Guardas Municipais Vilson e Salomão. De acordo com o diretor da Guarda, os agentes Samantha, Allan, Ribeiro, Lenart e Hamilton também apoiaram a operação.
O que fazer se um bebê ou uma criança estiver engasgada
O diretor da Guarda Municipal de Araucária orienta que ao notar os primeiros sinais de palidez ou engasgo, os responsáveis não devem sacudir a criança ou provocar vômito. A melhor forma para socorrer é procurar socorro médico, por meio do Samu (telefone: 192).
“A Guarda Municipal sempre estará pronta para prestar o socorro”, afirma. Os agentes da Guarda Municipal recebem treinamento para manobra de desengasgue e podem ajudar. No entanto, Casagrande afirma que buscar ajuda especializada — como o Corpo de Bombeiros — é o mais indicado.