Os testes internos do sistema devem começar ainda neste mês; a expectativa é que em cerca de 40 dias o app esteja disponível para download pela população.
A Secretaria Municipal de Planejamento de Araucária (SMPL) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) estão desenvolvendo um aplicativo exclusivo para ser utilizado pela Guarda Municipal de Araucária. A expectativa é que a partir do dia 19 de abril comecem os testes do que já foi elaborado e em cerca de 40 dias o sistema deverá estar disponível para download pela população.
Eram gastos quase R$ 100 mil por ano até então com o modelo antigo – cada alteração solicitada no aplicativo precisava ser paga a parte (a cobrança é feita por hora aplicada no projeto), além do custo mensal apenas para uso do aplicativo – em média R$ 7 mil por mês. De acordo com a SMSP, as principais vantagens do novo sistema estariam na economia mensal quanto ao valor investido para uso do aplicativo e para adequação a demandas pontuais, além da possibilidade de maior personalização às necessidades específicas da cidade.
Cada departamento da SMSP deve ter um módulo separado no novo aplicativo. No início, haverá o módulo de atendimento de ocorrências 153 e um módulo de gestão para os casos acompanhados pela Patrulha Maria da Penha. Posteriormente será implantado o sistema da Defesa Civil e também módulo administrativo para controle interno da SMSP.
O software desenvolvido deve trazer algumas novas funcionalidades, como o monitoramento da localização das viaturas em tempo real e também a identificação automática das ligações na central da Guarda Municipal de Araucária (GMA), a partir do cruzamento de informações cadastradas no banco de dados.
O GM Carlos Gomes conta que dois municípios já vieram procurar Araucária para conhecer o sistema que está sendo desenvolvido.
FOTO: Carlos Poly
fonte: G1/PR