Guarda Municipal de Imperatriz mantém combate contínuo à exploração de crianças indígenas venezuelanas
17 de agosto de 2023Guarda Civil Municipal promove projeto de Cinoterapia para idosos em Teresópolis
17 de agosto de 2023A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo, receberá capacitações técnicas para fiscalização de embarcações e prevenção de acidentes aquáticos. A iniciativa foi promovida por meio de um convênio entre a Prefeitura de Santos e a Marinha do Brasil que firmado, nesta terça-feira (15) no Paço Municipal. O objetivo é aumentar a fiscalização e prevenir acidentes com banhistas.
De acordo com o documento, os guardas civis municipais serão qualificados para conduzir embarcações e fiscalizar aquelas que trafegarem em áreas reservadas a banhistas. Para isso, os agentes passarão por uma capacitação técnica entre os dias 22 e 28 de agosto.
O convênio foi assinado pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, e o Capitão de Mar e Guerra, Robledo de Lemos Costa e Sá, que é o Capitão dos Portos do Estado de São Paulo. Além disso, participaram da solenidade os secretários de Segurança, Sérgio Del Bel, e de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi.
Entre as funções estabelecidas para os agentes municipais, além das capacitações para condução e fiscalização de embarcações, estão previstas medidas de prevenção e conscientização de acidentes.
Entre elas, ações de distribuição de material para conscientização em marinas, clubes náuticos e comércios próximos à praia, bem como ações voltadas aos banhistas, acerca de práticas seguras para evitar acidentes.
A ação busca proporcionar maior segurança aos moradores, visando a próxima temporada de verão. A expectativa é que, com a disponibilização da qualificação e equipamentos aos agentes, a segurança marítima seja aperfeiçoada na região.
Fonte: G1