Pela primeira vez desde sua fundação, há pouco mais de 25 anos, o comando da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira será ocupado por uma mulher.
Até o fim de fevereiro, a atual subcomandante Patrícia Zacariotto assumirá o posto de comandante em substituição ao atual comandante Mirovaldo Farabello, à frente da corporação há pouco mais de dois anos.
Ele sairá em férias por duas semanas a partir desta sexta-feira (10) e, no retorno, passará o bastão à companheira de trabalho, em uma decisão considerada de cunho pessoal e comunicada nesta semana ao prefeito Toninho Bellini (PSD).
Nesse período, Patrícia Zacaritto responderá interinamente pelo comando da GCM. “Eu já vinha pensando em deixar o comando e, inclusive, já tinha manifestado isso ao prefeito, mas recebi pedidos para ficar. Agora, decidi mesmo sair do comando da GCM”, disse Farabello ao Itapira News.
Há a possibilidade de que o atual comandante ainda siga em alguma função de chefia ao retornar do descanso, como em cargo de encarregado de equipe, por exemplo. Também em entrevista ao portal, o prefeito confirmou que a saída de Farabello do posto acontece em clima de absoluta tranquilidade.
“Não houve qualquer problema, pelo contrário. O Farabello manifestou sua vontade de deixar o comando por razões pessoais, como para novamente poder se dedicar a atividades particulares, e sabemos que a atuação como comandante toma muito tempo e exige dedicação quase integral. Aceitei sua decisão, agradeci pelo seu bom trabalho e continua sendo uma pessoa da nossa confiança”, disse Belllini.
Internamente, a mudança que já vinha sendo ventilada nos bastidores foi oficialmente comunicada aos encarregados das equipes em reunião na tarde da última terça-feira (7).
A futura nova comandante está há 20 anos na corporação. Formada em Direito, Patrícia Zacariotto é pós-graduanda em Gestão de Segurança Pública e Especialização em Gestão de Pessoas.
“Agradeço ao prefeito pela confiança no meu trabalho e também ao comandante Farabello, com quem sempre aprendi muito. Espero poder realizar um bom trabalho à frente da nossa querida GCM”, disse Patrícia.