Senasp realiza treinamento das ferramentas Sinesp-CAD e Sinesp Agente de Campo para guardas municipais de quatro municípios do país
Capacitação é voltada para mais de 30 guardas municipais das cidades de Campo Grande, Feira de Santana, Guarulhos e Campinas.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), iniciou na segunda-feira (04) treinamentos online das ferramentas Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho e Sinesp Agente Campo. A capacitação é voltada profissionais das Guardas Municipais de quatro municípios brasileiros: Guarulhos/SP, Campinas/SP, Feira de Santana/BA e Campo Grande/MS. O treinamento ocorrerá até a sexta-feira (08).
A ferramenta Sinesp-CAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional.
“O Sinesp-CAD está presente, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 22 estados e Distrito Federal. Em outras instituições, a ferramenta já foi implantada por meio da Senasp em 11 estados: Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe, Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco”, destacou Clodoaldo Bandeira, analista de negócios do Sinesp-CAD.
A adesão ao Sinesp-CAD é realizada por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os estados e municípios interessados podem entrar em contato com a equipe da DGI/Senasp pelo número (61) 2025-3333 ou pelo e-mail dgi@mj.gov.br.
Sinesp Agente de Campo
O Sinesp Agente de Campo é um aplicativo para celular que permite aos profissionais de segurança pública realizarem consultas operacionais e o recebimento de ocorrências do Sinesp-CAD. A ferramenta também permite consultas de pessoas e veículos nas bases do Banco Nacional de Mandados de Prisão e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre outras possibilidades. O aplicativo é utilizado por mais de 22 mil profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) em todo o Brasil.