A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) dispersaram um grupo com aproximadamente mil adolescentes em um “rolêzinho de carnaval” no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Sorocaba (SP), na noite de sábado (26).
A concentração dos jovens, com idades entre 14 e 25 anos, teve início às 22h e, por volta de 1h30 deste domingo (27), a maioria já havia deixado o local, sem ocorrências de consumo de bebida alcoólica e som alto.
A PM fez um bloqueio de trânsito na Avenida Dom Aguirre, em um dos bolsões de estacionamento do Parque das Águas, entre 1h e 2h30.
Na noite de sexta-feira (25), o mesmo evento já havia sido interrompido no Parque das Águas. Na ocasião, dois mil jovens estavam reunidos no local, com som alto e fazendo algazarra.
A fiscalização de trânsito guinchou três motocicletas, um automóvel, e outros 15 veículos foram autuados por irregularidades. Dois estabelecimentos próximos tiveram suas atividades encerradas.
Além disso, a operação integrada contra eventos clandestinos e que causam perturbação do sossego esteve em outros três pontos de Sorocaba. A ação ocorreu entre 18h30 de sábado e 5h30 deste domingo. No total, 35 veículos foram autuados por irregularidades.
A Guarda Civil Municipal também esteve no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim; no bairro Brigadeiro Tobias; e no Parque “Amedeo Franciulli”, no Parque Vitória Régia.
Neste último local, foram atendidas duas ocorrências de som alto, sendo uma delas em uma festa em uma residência e a outra em um estabelecimento comercial. Os proprietários foram orientados e encerraram as atividades.
Os profissionais da Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária (Visa), com apoio da GCM, fizeram vistorias, das 22h de sábado até as 3h deste domingo, em 14 estabelecimentos, localizados nos seguintes bairros: Parque dos Eucaliptos, Jardim Europa, Jardim São Carlos, Jardim Simus, Jardim Vera Cruz e Parque das Paineiras.
Desses, dois estavam fechados; dez não apresentaram irregularidades; um foi notificado por obstrução do passeio público e autuado por falta de alvará para funcionamento em horário especial (após meia-noite); e um foi autuado por obstrução do passeio público.
A população pode colaborar com as ações e, em casos de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades, comunica a Guarda Municipal pelo telefones 153 (GCM).