Parte importante das forças de segurança do município, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) tem como missão proteger e zelar pela segurança dos cidadãos. Com um efetivo de 28 agentes, está subordinada à Secretaria Municipal de Defesa Social e atua na cidade desde 1992. Durante o mês de agosto de 2021, a guarnição atendeu a 285 ocorrências.
De acordo com o relatório mensal de atuação, as principais ocorrências foram as denúncias de trânsito (veículos estacionados irregularmente), com 75 atendimentos, seguidas de denúncias e reclamações sobre andarilhos, drogadictos, embriagados, mendigos e índios, com 41 atendimentos. Foram realizadas 19 abordagens para averiguação de suspeitos e outras 19 sobre perturbação do sossego.
O trabalho seguiu com 13 ocorrências na estação rodoviária ou naquelas imediações, além de 12 atendimentos no apoio à vacinação contra a covid-19 e outros 12 de atendimentos envolvendo animais em geral, seguidos de 10 atendimentos de auxílio ao trânsito, com controle do tráfego de veículos e interdições de vias.
Em agosto a GM atendeu a nove chamados da população sobre a existência de pessoas em atitude suspeita próximas a residências e estabelecimentos comerciais e mais nove casos de derramamento de óleo ou entulhos em vias públicas. Foram realizados seis cumprimentos de ofícios do Ministério Público para encaminhamento ao Hospital Santa Cruz, seis casos de furtos ou roubos e seis de vias de fato, mais outros cinco casos de apoio a ocorrências que exigiram encaminhamento a hospitais.
A corporação atendeu ainda a quatro acidentes de trânsito com vítimas e quatro denúncias de fios elétricos rompidos e sobre galhos de árvores. Com três ocorrências, foram registrados casos de abordagem a veículos, acidentes de trânsito sem vítimas, denúncia de porte ou uso de entorpecentes, situações em escolas, situações no aeroporto e de pessoas desaparecidas ou desorientadas.
Com duas ocorrências cada, foram registradas situações de ameaças, apoio ao Samu ou aos Bombeiros, denúncias de trânsito (direção perigosa) e registros via OCR (Optical Character Recognition ou reconhecimento ótico de caracteres).
As outras ocorrências, com um registro cada, foram de apoio ao Conselho Tutelar, apreensão de veículo, denúncia de tráfico de drogas, desacato a funcionário público, desacato ao guarda municipal, invasão de domicílio, ocorrência via monitoramento, violência contra a mulher e outras ocorrências não especificadas.
O secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Gonçalves Capelli, destaca que um veículo foi recuperado com alerta de furto/roubo e um indivíduo foi encaminhado à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama por infringir a Lei Maria da Penha (violência doméstica). “Vale destacar ainda que a Guarda Municipal realizou 67 atendimentos de denúncias e fiscalização a descumprimento aos decretos estadual e municipal que dispõem sobre as medidas de enfrentamento à covid-19, além de 18 atendimentos de ordens de serviço solicitadas oficialmente à Secretaria”, relata.
Junto da comunidade
A população de Umuarama confia nos atendimentos realizados pela Guarda Municipal, que é um órgão bastante próximo dos cidadãos. “Além de atuarmos no policiamento administrativo ostensivo de prevenção a infrações penais e administrativas em todo território do município, nós damos apoio às ações de socorro em acontecimentos do dia a dia dos umuaramenses. É um trabalho feito sempre com muita dedicação e determinação, comenta o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Roberto Rissato.
Ele observa que a GM está à disposição da população para prestar apoio em situações de risco e insegurança. “Basta acionar os guardas pelo telefone 153 e o chamado será prontamente atendido. Poderia ser um volume maior, mas nem todos têm conhecimento do nosso telefone e acabam procurando outros órgãos em situações de perigo – como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, explicou.
O inspetor pontua ainda que a GM está equipada e treinada para realizar apreensões, abordagens de suspeitos, atender ocorrências de violência doméstica, contra animais e em geral, problemas na sinalização de trânsito, acidentes, perturbação do sossego público e averiguar pessoas suspeitas, entre outros casos. Também atua em apoio aos organismos policiais e a Defesa Civil, em caso de catástrofes.