Manifestação começou por volta das 11h desta quinta-feira (19), na Avenida Anita Garibaldi.
Pessoas que foram aprovadas em um concurso da Guarda Civil Municipal de Salvador realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (19), na Avenida Anita Garibaldi, na capital baiana. As informações são da Transalvador.
De acordo com a Transalvador, a manifestação começou por volta das 11h e deixou o trânsito lento no local. Ainda de acordo com o órgão municipal de trânsito, os manifestantes seguravam uma faixa e caminhavam de costas na via.
No final da manhã, os manifestantes saíram em direção ao bairro da Federação. A Transalvador não tinha detalhes sobre o local, nem como estava o trânsito na região.
Segundo os manifestantes, eles aguardam convocação por parte da prefeitura de Salvador.
“Somos mães e pais de famílias. Abdicamos de nossas vidas para passar em um concurso concorridíssimo, que não foi fácil, então a gente quer uma posição do prefeito [Bruno Reis]”, explica o administrador Kelson Luzo, um dos aprovados no concurso.
Segundo Kelson Luzo, o concurso aconteceu em junho de 2019 e foi homologado um ano depois, em agosto de 2020.
“Dos 41 mil inscritos, foram 1 mil aprovados: 50 vagas de mediato e 950 de cadastro reserva. Porém, desses 1 mil, somente 466 passaram em todas as etapas, que foram teste de aptidão física, psicoteste e aferição de cotas. Desses 466, 100 foram convocados pelo antigo prefeito e 77 foram empossados pelo pelo atual prefeito. Restando 23 desses 100”, explica Kelson.
“A gente sabe que 23 é um número ínfimo, sendo que ainda existem 366 aprovados”, completa.
Por meio da prefeitura de Salvador, a Guarda Civil Municipal comunica que, no ano de 2019, inicialmente, foi realizado concurso público para 50 vagas para a instituição. Diante da necessidade, foi autorizada, na gestão passada, a convocação de mais 50 servidores, totalizando 100 vagas.
Ainda segundo a Guarda Municipal, após o curso de formação, 24 vagas ficaram disponíveis, dentro das 100 convocações iniciais, quantidade já autorizada pelo prefeito Bruno Reis para novas convocações. O órgão, no entanto, não detalhou se as convocações já aconteceram ou quando irão acontecer.
A Guarda informa ainda que 76 agentes recém-formados já estão em atuação nas ruas da capital, complementando o efetivo da instituição e desenvolvendo relevantes serviços para a capital baiana.
Por G1 BA e TV Bahia