A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano segue com atividades diárias de combate à criminalidade. Durante o fim de semana e o feriado, as equipes em patrulha pelos bairros identificaram e recuperaram dois veículos roubados, além de retirar das ruas mais de 160 invólucros de drogas. As ações da corporação acontecem dia e noite por todas as regiões do município.
Durante o último domingo (11), uma viatura da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) estava circulando pelo centro da cidade quando encontrou um homem trocando uma das rodas traseiras de seu veículo, um Chevrolet Prisma branco. A situação levantou suspeitas na equipe pois ele demonstrou ansiedade e impaciência com a aproximação da GCM. Os guardas estacionaram e logo abordaram o indivíduo, que se disse dono do carro. Ao checar a numeração do chassi do veículo, descobriram que ele havia sido roubado em junho e estava com a placa adulterada.
Quando questionado sobre o crime, o suspeito disse ter comprado o Prisma pela internet. Diante das evidências, o homem foi preso em flagrante por receptação e conduzido à Delegacia de Polícia (DP) central. O automóvel adulterado foi recolhido e passará por perícia para em breve ser restituído ao seu legítimo proprietário.
No sábado (10), aproximadamente às 00h30, outra equipe da Romu estava em patrulhamento de rotina pela Cidade Miguel Badra. Na ocasião, ela avistou três indivíduos em uma calçada, todos visivelmente nervosos com a presença da viatura. Quando os agentes municipais se aproximaram, um deles tentou fugir correndo, mas logo foi detido. Durante revista pessoal, eles encontraram a chave de um veículo, objeto que o indivíduo confessou pertencer a uma motocicleta que ele havia roubado dias antes, no bairro Cidade Boa Vista.
Ao ser questionado sobre a localização do veículo, o suspeito indicou aos guardas a região de mata onde ele mantinha o item escondido. O homem, que já tinha antecedentes criminais por roubo de veículos, foi conduzido à DP central para que as devidas providências fossem tomadas. A moto foi encontrada no endereço indicado e foi apreendida. Ela passará por perícia para posteriormente ser devolvida ao seu legítimo proprietário.
Já na semana passada, uma equipe da Romo estava em patrulha por um ponto recorrente de tráfico de drogas no Jardim Saúde, onde avistaram um indivíduo em comportamento suspeito. Diante do histórico do local, eles iniciaram abordagem para checar a possibilidade de irregularidades. Pouco tempo depois, encontraram uma pequena bolsa com drogas escondidas nas proximidades, momento onde o homem confessou que vendia os itens pela região. Após a apreensão dos materiais, ele foi encaminhado para o DP central e segue à disposição da Justiça.
Um crime semelhante aconteceu na mesma semana, quando a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) operava pelo Jardim Colorado. Na ocasião, os agentes municipais receberam uma denúncia de tráfico de drogas pelo bairro. Com a descrição do indivíduo em mãos, eles foram imediatamente até o endereço e abordaram um homem que coincidia com a suspeita. Durante revista pessoal, foi encontrada uma sacola plástica com 88 papelotes de cocaína, 43 de crack, 22 de maconha e seis de skunk. Os materiais foram apreendidos e o suspeito também foi encaminhado à DP do centro da cidade.