Para identificar situações de risco e executar supervisão preventiva, a Central de Telecomunicações (CETEL) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) realiza o trabalho de vídeo proteção, por meio de câmeras fixadas em 100 locais estratégicos da cidade, inspecionadas 24 horas por dia.
Desde o início de sua operação, em 2006, diversas ampliações e adaptações tecnológicas viabilizaram uma atuação direta, que permite flagrar situações de risco. A sala da GCM é equipada com sistema de videoconferência, monitores de 60 polegadas e computadores, onde cada operador consegue monitorar até quatro câmeras de forma simultânea.
Ao identificar infrações administrativas ou criminais, os agentes são responsáveis pela articulação operacional, acionando diretamente o guarda ou viatura mais próxima da localidade, viabilizando ações rápidas. Também cabe à Central intermediar os pedidos de atendimento e denúncias recebidas pelo SP 156.
A CETEL está integrada à Superintendência de Operações, órgão do Comando Geral da GCM. Seu trabalho apoia análise dos territórios e a construção de índices de vulnerabilidade, assim como os dados reportados no Relatório de Atividade de Serviço e no Relatório de Ocorrências, produzidos diretamente pelos GCMs. A elaboração de indicadores é feita pela Divisão de Análise e Planejamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU).
fonte: Defesa