Com objetivo de combater pancadões e melhorar a segurança, o final de semana do “1º de Maio” foi de muito trabalho para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema. Ainda mais nos bloqueios de fiscalização, os guardas totalizaram 458 revistas/abordagens de pessoas, 56 vistorias de automóveis e 49 de motocicletas, resultando, ainda, na emissão de 45 AITs (Auto de Infração de Trânsito) e 21 orientações/notificações de residências e estabelecimentos comerciais, por som alto e outras irregularidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, a Operação Paz e Proteção começou na sexta, 30/4, e terminou hoje, 3/5, nos núcleos Gazuza, no bairro Casa Grande; e do Morro do Samba, Piratininga, Júpiter e na avenida Vereador Gentil Santo de Paula, região do Serraria. Segundo a pasta da Segurança; a ação da Prefeitura para evitar a ocorrência de pancadões conta com apoio da Polícia Militar, que fica responsável por outras áreas da cidade.
Enfim no 2/5, domingo, foi o dia mais agitado da Operação Paz e Proteção. Além disso as equipes da GCM tiveram de dispersar aglomerações de aproximadamente 500 pessoas; no Gazuza, no bairro Casa Grande, e mais 100, no Morro do Samba, na região do Serraria.
GCMs
Afinal, depois dessa última dispersão, os GCMs abordaram um sujeito de motocicleta que passara várias vezes pelo local, colocando em risco a segurança de todos. Na abordagem, como o condutor se mostrou agressivo e alcoolizado, levado a Delegacia de Polícia, para onde também conduzida a moto. Depois de constatada oficialmente a embriaguez, a autoridade de plantão deteve o condutor e o colocou à disposição da Justiça.
Por fim, para realizar a Operação Paz e Proteção; que tem caráter preventivo, a Prefeitura de Diadema mobilizou um efetivo de 91 GCMs e 38 viaturas, ao longo do final de semana. A metodologia do trabalho consiste na ocupação da área e realização de bloqueios de fiscalização nos principais pontos de acesso.
fonte: o Diário