NOTA: A FENAGUARDAS tem acompanhado as recentes denúncias nos veículos de imprensa sobre situações envolvendo guardas civis metropolitanos de São Paulo e repudia veementemente a tentativa (de parte do setor da mídia) de generalizar as acusações contra toda a categoria e contra a instituição GCM.
Infelizmente, alguns setores, visando prejudicar a imagem da Guarda Civil Metropolitana tentam atribuir crimes à instituição como um todo, quando, na verdade, investigações do próprio Ministério Público de São Paulo indicam suposto desvio de conduta de alguns servidores, ainda sem julgamento por parte da Justiça.
A FENAGUARDAS lamenta que algum GCM esteja envolvido com qualquer tipo de delito, embora reconheça e defenda o amplo direito à defesa, e ressalta que, caso seja comprovado, é preciso punir exclusivamente os acusados e não macular a imagem de toda uma categoria.
A infinita maioria dos GCMs de São Paulo é composta por mulheres e homens honrados, trabalhadores, que arriscam a vida diariamente em prol da Segurança Pública municipal. O trabalho de policiamento municipal é de fundamental importância para a sociedade paulistana e, sem dúvida, a população sabe reconhecer o valor da Guarda Civil Metropolitana.
Lamentavelmente, nenhuma categoria profissional está imune a desvios de conduta de algum servidor. Nem por isso, contudo, devemos fazer pré-julgamentos ou condenar toda uma classe de trabalhadores, usando a mídia como mecanismos de manipulação para jogar a opinião pública contra os policiais municipais.
Os GCMs de São Paulo merecem respeito e têm o total apoio da FENAGUARDAS, assim como dos nossos sindicatos associados e de todos os guardas municipais do Brasil.