A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes realizou 8.827 atendimentos a ocorrências em toda a cidade no primeiro semestre de 2024. Entre os destaques, de acordo com a Prefeitura de Mogi, estão descumprimento de medida protetiva, violência doméstica, furto, roubo, localização de veículo, abuso sexual infantil, tráfico de entorpecente e captura de foragido ou procurado. Também foram registradas no período 32 ocorrências ambientais.
A Prefeitura informou ainda que, durante o primeiro semestre, 1.437 ocorrências tiveram apoio do Centro de Operações Integradas (COI), com o recebimento de solicitações de munícipes, identificação de crimes ou irregularidades constatadas no monitoramento com câmeras e por meio dos totens de segurança e da Muralha Digital Inteligente, com equipamentos instalados nas entradas e saídas da cidade e em vias de grande movimentação.
Assim como o COI, inaugurado em setembro do ano passado, a Muralha Digital Inteligente passou a operar em Mogi no segundo semestre do ano passado, com a instalação do sistema nas entradas e saídas da cidade e em vias de ligação entre regiões do município. O COI recebe as informações das câmeras da Muralha Digital Inteligente, que fazem o monitoramento de todos os veículos, identificando os que têm envolvimento em crimes. “Neste caso, é dado um alerta para a Guarda Civil Municipal adotar as providências para abordagem dos suspeitos. São situações de veículos que tiveram participação em crimes, veículos furtados ou que possuem alguma fraude, entre outros”, explicou a Prefeitura em nota.
Segurança
A Guarda Civil Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A população pode entrar em contato com a Guarda Municipal, 24 horas por dia, pelo telefone 153.