Uma equipe de quatro profissionais da prefeitura de Rio do Sul se desloca no início da manhã de quinta-feira (9), para a região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para auxiliar nos trabalhos de resgate e socorro às vítimas das enchentes que assolam o estado gaúcho desde a semana passada. Formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal, eles levam uma embarcação para auxílio no resgate de pessoas que estão isoladas ou em risco.
Um grupo de membros do Jeep Clube de Rio do Sul, que faz parte do GRAC da Defesa Civil local, também deve se deslocar até o estado gaúcho para entrega de mantimentos.
A equipe da prefeitura de Rio do Sul não gerará despesas ou custos locais, já que leva consigo insumos e combustível para autonomia própria, inclusive com materiais de segurança e resgate. Apenas o local para estadia é fornecido pela organização em solo gaúcho, principalmente para estas forças de trabalho voluntárias da Defesa Civil.
A expectativa é que o trabalho seja realizado de quinta a sábado, seguindo ordens dadas pela coordenação local. “Vamos principalmente para a região de Canoas ou Porto Alegre, dependendo da demanda ao chegarmos. Lá existe uma coordenação de ações de resgate, principalmente de pessoas que estão ilhadas ou que precisam de entrega de mantimentos”, explica o diretor da Vigilância Sanitária, James Rides da Silva, que é segundo sargento da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul