A FENAGUARDAS esteve em Brasília, na manhã desta quinta-feira, dia 1° de fevereiro, para a solenidade de posse de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública, no Palácio do Planalto, e para transmissão de cargo realizada a tarde, no próprio MJSP. A Federação foi convidada e o presidente Luiz Vecchi acompanhou os dois eventos.
Durante a solenidade de posse, que contou com a participação de várias autoridades, incluindo o presidente Lula, a FENAGUARDAS fez algumas articulações políticas, visando, principalmente, a aprovação da PEC 57, a PEC da Polícia Municipal.
Vecchi conversou, por exemplo, com a deputada Adriana Accorsi, que está cotada para ser relatora da PEC, e também com a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT.
O presidente da FENAGUARDAS desejou sucesso ao ministro Lewandowski e, em nome dos guardas municipais, ressaltou a necessidade da continuidade dos diálogos e avanços nas pautas da categoria junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Vecchi lembra que o então ministro Flávio Dino contribuiu muito com as demandas dos GMs e foi um apoiador da luta da FENAGUARDAS. “Acreditamos que o ministro Lewandowski também estará disponível e com portas abertas para os guardas municipais, pois já demonstrou isso em seu discurso”.
Já na cerimônia de transmissão de cargo, na qual Flávio Dino passou o posto para Ricardo Lewandowski, o presidente da FENAGUARDAS conversou com integrantes do MJSP, como Tamires Sampaio, coordenadora do Pronasci, Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos no Ministério, e o delegado Pedro Filipe, que é coordenador-geral de Polícias Judiciária e Científica da Força Nacional.
Além disso, Vecchi esteve com Jefferson Portela, que foi secretário de Segurança Pública na época que Flávio Dino era governador do Maranhão, e ainda com Eduardo Suplicy, deputado estadual por São Paulo.
“Conhecemos integrantes da nova equipe do Ministério da Justiça, assim como estivemos com aqueles que vão continuar e que já são interlocutores da nossa luta. A participação da FENAGUARDAS foi importante nesses dois eventos, para que possamos seguir articulados e buscando a concretização das nossas pautas neste ano de 2024”, comenta Vecchi.