A FENAGUARDAS participou na última quinta-feira (05/04), de reunião com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
Na reunião foram apresentadas reivindicações da categoria a nível nacional, principalmente aquelas que dependem de alteração de lei federal.
O ministro se demonstrou sensível às questões das guardas municipais e reconheceu a necessidades de novos encontros para discussão dos pontos apresentados e de novos projetos que visem à uniformização das atividades exercidas pelas guardas municipais.
“A luta em Brasília é de suma importância para todos os guardas municipais, pois pautas como a inclusão das guardas municipais no rol das instituições policiais, previstas nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal e a regulamentação da aposentadoria especial só se tornarão realidades com o avanço das tratativas a nível federal,” afirmou o presidente do SIGMUC sindicato dos guardas de Curitiba entidade filiada a FenaGUARDAS.
A participação das Guardas Municipais no SUSP – Sistema Único de Segurança Pública, também foi tema da reunião, o projeto encontra-se na pauta para votação na Câmara Federal.
O projeto tem a finalidade de proteger as pessoas e seus patrimônios, por meio da atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civis, das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Guardas Municipais, dos agentes penitenciários, dos agentes socioeducativos e dos peritos.
A organização da categoria a nível nacional está sendo encabeçada pela FENAGUARDAS, Federação da qual o SIGMUC além de integrar a diretoria, integra o rol das entidades sindicais fundadoras.
JUNTOS SOMOS FORTES!