A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) flagrou um caso de abandono de incapaz e efetuou duas prisões em ocorrências distintas: uma por violência doméstica e outra por roubo, entre sexta-feira (27) e domingo (29).
Na tarde de sexta-feira, 27, uma equipe da GCM em patrulhamento se deparou com duas crianças, com oito e seis anos de idade, sentadas sozinhas no banco da praia da Aparecida. Intrigados, os guardas se aproximaram e conversaram com as crianças, que informaram terem sido deixadas no local havia um tempo por seu irmão de 15 anos e que não havia retornado para buscá-las.
Os agentes, por sua vez, aguardaram o retorno do irmão ou alguém responsável pelos menores, o que não aconteceu. A equipe, então, acionou o Conselho Tutelar e todos foram encaminhados à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A mãe foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil e autuada por abandono de incapaz. As crianças permaneceram sob custódia da Seção de Acolhimento (Seacolhe).
Na noite de sexta-feira (27), agentes municipais em patrulhamento no José Menino prenderam um homem por roubo de celular. Os guardas foram informados por um munícipe de que um assalto acontecia na Rua Gaspar Ricardo, no mesmo bairro.
A equipe se deslocou até o local e se deparou com a vítima já imobilizando o autor do crime. Os agentes conseguiram prendê-lo em seguida.
Segundo o boletim policial, a vítima comercializava aparelhos celulares pela internet e combinou uma venda com entrega próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Chegando ao local, acabou sendo rendida por dois homens, sendo que um deles portava um simulacro de arma de fogo.
A vítima não se intimidou e entrou em luta corporal com o suspeito, recuperando o aparelho telefônico. O comparsa fugiu a pé.
O homem foi preso e encaminhado ao 7º Distrito Policial, onde foi elaborado um boletim policial por roubo e o acusado ficando à disposição da Justiça.
No domingo (29), uma guarnição deteve um homem em flagrante, após agredir sua esposa com socos em frente à Coordenadoria da GCM no bairro Caruara, Área Continental.
O agressor foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a autoridade determinou o registro de ocorrência de violência doméstica, ficando preso.
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Conheça os outros artigos dos ODS