As ações de Mogi Mirim voltadas à proteção ao meio ambiente e aos animais serão reforçadas, em breve, com a criação da Patrulha de Proteção Ambiental e Bem-Estar Animal.
Vinculada à Guarda Civil Municipal e à Secretaria Municipal de Segurança Pública, a patrulha possuirá caráter permanente e atuará de forma especializada com o objetivo de oferecer proteção ao meio ambiente, combate à poluição, preservação das florestas e da fauna e flora por meio de fiscalização.
Em um primeiro momento, oito Guardas Civis Municipais serão qualificados para atuarem, dentro da lei, em ocorrências de descarte clandestino de lixo, poda ilegal de árvores e de maus-tratos a animais, incluindo o aprisionamento e a caça de animais silvestres, por exemplo.
A qualificação da equipe será ministrada pela Secretaria de Segurança Pública de Praia Grande, cidade do litoral paulista que já possui o serviço que tem sido referência na implantação de Mogi Mirim.
Um projeto de lei, de autoria do prefeito Paulo Silva, que dispõe sobre a criação da patrulha foi protocolado na Câmara Municipal nesta sexta-feira (15), devendo ser votado pelos vereadores na próxima sessão.
Ainda nesta sexta-feira, o prefeito Paulo Silva, ao lado dos secretários de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, do comandante da GCM, Leandro Correa, e da gerente e médica veterinária do BEA (Bem-Estar Animal), Suzeli Soares dos Santos, anunciou a criação da patrulha.
Ao fazer o anúncio, o prefeito frisou que se trata de um serviço que já existe em outros municípios e que estava sendo muito necessário na cidade visando a preservação de rios, nascentes, matas, praças, além do combate ao descarte ilegal de lixos e entulhos que são jogados em locais de desova e até mesmo em córregos e nascentes
.“Todos esses são problemas seríssimos que temos aqui, os quais nós precisamos implantar um serviço que fiscalize isso efetivamente, por exemplo, os maus-tratos aos animais, tanto os domésticos quanto os silvestres que são aprisionados, traficados e caçados”.
Paulo Silva ainda ressaltou que a patrulha terá uma viatura própria que será uma das três Renault/Duster adquiridas recentemente com emenda impositiva do deputado estadual Alexandre Pereira.
“Outra questão importante é que esta é uma revindicação muito antiga de muitos vereadores de Mogi Mirim, inclusive ex-vereadores que lutaram muito pela questão ambiental e da causa animal, citaria, por exemplo, o vereador Mané Palomino e os atuais vereadores Luzia Cristina Cortes Nogueira, Robertinho e Sônia Módena”.
Vale ainda ressaltar que assim como acontece na Patrulha Maria da Penha, a equipe da Patrulha Ambiental e Bem-Estar Animal também é destinada a atender ocorrências de outras naturezas como roubo e furto, por exemplo.