A Guarda Municipal de Joinville vai contar com cães treinados. A portaria de criação do canil foi publicada nesta semana, com formação de grupo de operações com cães. Um pastor-belga-malinois está em treinamento e há planos para a estrutura contar com mais dois animais. O canil está instalado na sede de Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.
A atuação do grupo de operação com cães da guarda tem uma série de atividades previstas, como patrulhamento ostensivo e operações de busca e resgate, além de detecção de drogas e armas. Demonstrações de cunho educacional e uso em terapia (cinoterapia) também estão entre as atribuições. O cão Hórus está em treinamento e tem participado de demonstrações da Guarda Municipal.
A busca agora é por um segundo cão, já treinado, em tratativas com a Associação Amigos da Segurança Pública de Joinville. O plantel definitivo pretendido terá três animais. As raças preferenciais são pastor-belga-malinois e pastor alemão, mas poderão ser utilizadas outras, após avaliação. A portaria traz as regras para o ingresso dos cães no grupo de operações.