O avanço de classe promovido pela Prefeitura de Aracaju para servidores da Guarda Municipal (GMA) é motivo de comemoração para os membros da corporação. Essa progressão ocorre após a reestruturação do plano de carreira da GMA, que estava travado há mais de dez anos. A iniciativa representa o cumprimento de um compromisso firmado pela atual gestão municipal com os guardiões e demonstra a valorização desses profissionais.
No início deste mês, 295 guardiões avançaram de classe, sendo 75 para subinspetores de 2º classe, 88 guardas para subinspetores de 3ª classe, 57 guardas para supervisores e 78 guardiões para guardas municipais de 1ª classe. Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, essa promoção “é a materialização de um sonho”.
“A Guarda Municipal vem pleiteando esse plano de carreira, que estava travado, há anos. Ninguém tinha promoção e a categoria não tinha perspectiva de avançar na profissão pela qual fez o concurso. Agora tudo mudou, eles sabem quando serão promovidos. Além disso, passaram a ter um ganho salarial para todos os 321 guardas da corporação”, pontua o gestor.
Para o GM Fábio Barros, que faz parte da Guarda Municipal há 17 anos, esse momento é especial. “Eu já estava almejando há algum tempo o destravamento do plano de carreira e esse destravamento foi muito bom, prova que a gente está sendo reconhecido pelos nossos serviços e isso traz um conforto, saber que no futuro a gente não vai ficar mais travado”, reconhece o profissional.
O GM Wesley Souza destaca a importância das promoções para toda a classe. “É um momento ímpar para nossa instituição, para todos que acenderam. Foi importante para toda categoria, nós sabemos agora que vamos acender no tempo certo”, conta.
A promoção de patente é marco na carreira dos guardas e o GM Edvaldo Nascimento ressalta que, para ele, é a realização de um sonho. “Esperávamos há muito tempo o destravamento do plano de carreira e foi a realização de um sonho que todos nós alcançamos, e agora já estou almejando as próximas patentes”.
Eldo Palmeira avalia essa promoção como importante para a carreira. “O sentimento foi de avanço, visto que estávamos limitados a uma função a qual não fazíamos mais jus e além da valorização profissional também há abertura de vagas para novos guardas”, afirma.
Fábio Fontes conta que o novo plano de carreira é um dos maiores desejos dos guardas. ”Eu sinto que consegui alcançar um objetivo, um desejo antigo de chegar onde estou hoje e esse novo plano de carreira é uma uma das grandes realizações, um dos maiores anseios do guardião. Antes, a gente não sabia quando seria promovido e quem entrar hoje na Guarda Municipal vai encontrá-la totalmente estruturada, sabendo o dia que vai ser promovido, esse destravamento só traz benefícios”, explica.
Reestruturação
O novo plano de carreira dos guardas municipais foi instituído em junho pela Prefeitura de Aracaju, após um amplo diálogo com a categoria. Entre os avanços que a iniciativa possibilitou à corporação estão o destravamento e a reestruturação da carreira, estagnada desde 2013; o aumento salarial, que superou o percentual de 18% para os guardiões; a estruturação e modernização administrativa da corporação, com a regulamentação de uniformes, instrumentos de identificação, de continências e honras; além da criação e regulamentação de coordenadorias e grupamentos operacionais, a exemplo da Patrulha Maria da Penha.