A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo, receberá capacitações técnicas para fiscalização de embarcações e prevenção de acidentes aquáticos. A iniciativa foi promovida por meio de um convênio entre a Prefeitura de Santos e a Marinha do Brasil que firmado, nesta terça-feira (15) no Paço Municipal. O objetivo é aumentar a fiscalização e prevenir acidentes com banhistas.
De acordo com o documento, os guardas civis municipais serão qualificados para conduzir embarcações e fiscalizar aquelas que trafegarem em áreas reservadas a banhistas. Para isso, os agentes passarão por uma capacitação técnica entre os dias 22 e 28 de agosto.
O convênio foi assinado pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, e o Capitão de Mar e Guerra, Robledo de Lemos Costa e Sá, que é o Capitão dos Portos do Estado de São Paulo. Além disso, participaram da solenidade os secretários de Segurança, Sérgio Del Bel, e de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi.
Entre as funções estabelecidas para os agentes municipais, além das capacitações para condução e fiscalização de embarcações, estão previstas medidas de prevenção e conscientização de acidentes.
Entre elas, ações de distribuição de material para conscientização em marinas, clubes náuticos e comércios próximos à praia, bem como ações voltadas aos banhistas, acerca de práticas seguras para evitar acidentes.
A ação busca proporcionar maior segurança aos moradores, visando a próxima temporada de verão. A expectativa é que, com a disponibilização da qualificação e equipamentos aos agentes, a segurança marítima seja aperfeiçoada na região.
Fonte: G1