A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que incluiu as guardas municipais no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Apresentada pelo deputado Delegado Zucco, do Republicanos, a proposta recebeu 47 votos favoráveis na sessão realizada no Memorial do Legislativo. Comando da Guarda Civil Municipal de Bagé acompanhou a votação.
O proponente classificou a aprovação como ‘um dia histórico para a segurança pública’. “O nosso Estado conta com 43 guardas municipais, que atendem uma população de 6,5 milhões de gaúchos. Com a aprovação da lei, as guardas poderão adquirir viaturas, armamentos, equipamentos e qualificar ainda mais as suas instituições. Tenho 25 anos dedicados à segurança e hoje é um dia de muita relevância”, declarou.
O presidente da Associação de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, Robson Ferraz, assegurou que esse é um momento ímpar para a segurança pública. “A mudança proposta no Piseg garante uma nova possibilidade de captação de recursos para equipar as guardas. Deixamos nosso agradecimento ao deputado Delegado Zucco e aos parlamentares que entenderam a importância do projeto”, declarou o guarda municipal.
O secretário municipal de Segurança de Porto Alegre em exercício, Gelson Luiz, agradeceu o projeto, que pode marcar uma mudança fundamental na realidade das guadas. “Esse projeto atende os anseios dos municípios, que é
onde a vida realmente acontece”, finalizou o secretário.
Estiveram presentes a Associação de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, a Associação dos Guardas Municipais de Porto Alegre, além dos comandos das Guardas
Municipais de Bagé, Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo bom, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul e Tramandaí.
Foto: www.jornalminuano.com.br