Guardas Municipais

PRF pode transferir fiscalização de trecho da BR-369 para a Guarda Municipal

O prefeito de Arapongas (PR), Sérgio Onofre, e o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, participaram de uma reunião com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre eles o chefe da 7ª Delegacia de Londrina, inspetor Ivaldo Junior, e Flávio Fernandes, do setor administrativo. Na reunião, foi discutido, em fase inicial, o convênio que transfere a fiscalização de trecho do perímetro urbano da BR-369 para a Guarda Municipal. O trecho atingido parte das proximidades da Praça de pedágio até o início da duplicação da rodovia, pouco à frente da Havan).

Atualmente, esse trecho é de competência da PRF. “Estamos apresentando formalmente a proposta ao prefeito. É algo que traria maior autonomia para a GMA, atuando nas fiscalizações e educação de trânsito nesses locais, que ainda são de competência da PRF. Estamos analisando todos os benefícios dentro do convênio”, disse Argati.

Conforme explicou o inspetor da PRF, Ivaldo Jr, o mesmo convênio já foi firmado em Maringá, como projeto piloto. A fiscalização da Avenida Colombo (trecho da BR-369 que cruza a cidade) agora é de competência do município. “Esse convênio tem dado certo neste trecho bastante movimentado do município de Maringá e, em análise, propomos essa atuação também aqui em Arapongas, tendo em vista que a Guarda Municipal é referência no Estado e vem exercendo forte atuação em Arapongas”, disse.

De acordo com o prefeito, a proposta encontra-se em análise junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e PRF. “A ideia central proposta no convênio entre o município e PRF nos chama a atenção de uma maneira positiva. Tudo está sendo analisado e acordado por ambas as partes, dependendo agora apenas do trâmite legal”, concluiu Onofre.

Participaram também da reunião o diretor de Trânsito, Major QOPM Reinaldo Gussi e GM Michele Oliveira.

Fonte: https://www.arapongas.pr.gov.br