Guardas Municipais

Guardas de São Leopoldo são habilitados para uso de espingarda calibre 12

Na sexta-feira (11) nove agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo concluíram a capacitação para uso de espingarda calibre .12. Com carga horária de 50 horas, o curso envolveu a revisão da legislação aplicada ao uso de arma de fogo, que entre outras determinações, diz que o uso da arma de fogo por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência. Outros pontos abordados são as técnicas operacionais com noções básicas para manuseio do equipamento e se encerrou com prática e prova de armamento e tiro.

O curso foi ministrado pelos agentes Fábio dos Santos e Tiago Saraiva. Dos Santos é credenciado junto à Superintendência Regional da Polícia Federal e sua habilitação permite capacitar os demais integrantes da corporação. Já Saraiva é pós-graduado em operações Especiais Policiais.

O diretor da GCM, Wagner Pires, classificou como um momento histórico para a corporação. “A capacitação é imprescindível, pois o uso do equipamento requer mais habilidades dos agentes. É a primeira turma a se qualificar para esse tipo de armamento que foi adquirido recentemente e isso mantém um padrão de excelência para os agentes, o que é importante para que não ocorram erros”, afirmou Pires.

Já o instrutor Saraiva destacou que o curso complementará as atividades de policiamento comunitário e proteção do serviço público municipal. “O treinamento não será importante apenas para a segurança dos agentes, mas também para a população. Entendemos que é algo muito importante os agentes da Guarda estarem se qualificando com um armamento melhor. Isso valoriza nosso trabalho”, explicou.

Fonte: https://www.jornalnh.com.br/noticias/regiao/2020/12/12/guardas-de-sao-leopoldo-sao-habilitados-para-uso-de-espingarda-calibre-12.html