Guardas Municipais

Guarda Municipal começa a utilizar microcâmeras nos uniformes em São José dos Campos

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos (SP) começou a utilizar microcâmeras acopladas nos uniformes nesta segunda-feira (29). Segundo a prefeitura, a iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança dos munícipes e agentes.

De acordo com a secretaria de Proteção ao Cidadão, a adoção das microcâmeras também deverá aumentar a qualidade das provas administrativas e judiciais produzidas nos locais das ocorrências.

As imagens captadas serão enviadas em tempo real para a Inspetoria de Inteligência da GCM, que irá realizar a análise. “O equipamento tem oito horas de filmagem e, após a devolução, essas imagens são descarregadas em um software específico na guarda municipal. O guarda não consegue manipular as imagens, que vem com data e horário”, disse o secretário de Proteção ao Cidadão, Devair Pietraroia da Silva.

Ainda segundo a prefeitura, um grupo de 16 agentes de ações especiais e táticos, tanto de viaturas quanto de motos, fez um curso para aprender a manusear o equipamento. As câmeras foram adquiridas por meio de um serviço de solução de comunicação, que inclui ainda radiotransmissores digitais.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/